Os símbolos nacionais foram definidos em 1º de setembro de 1971 pela Lei 5.700. Eles fazem parte da história do Brasil e cada um tem o seu significado para a nação, pois representa nosso país dentro e fora do território nacional, é como se fosse um cartão de visitas.
Muitos são usados em cerimônias, eventos oficiais, locais e em documentos de extrema importância.
Conheça os principais símbolos nacionais brasileiros:
Bandeira Nacional
A bandeira Nacional é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos, pois é ela que representa nosso país. Foi fundada em 19 de novembro de 1889, depois de 4 (quarto) dias que aconteceu a Proclamação da República.
Ela nasceu de uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro. Onde era o escudo imperial português (dentro do losango amarelo) e foi trocado pelo circulo azul com estrelas na cor branca, onde representa o céu estrelado e 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal e a frase ao centro “Ordem e Progresso”. E, o losango amarelo representa ouro, e o verde as matas e florestas.
Armas Nacionais
Em outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda). Este símbolo representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Ele deve ser usado obrigatoriamente nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e em quartéis militares e policiais e em papéis oficiais como publicações, convites e etc.
Selo Nacional
O Selo Nacional é usado para autenticar documentos e atos do governo e também para autenticar outros tipos de documentos como diplomas e certificados. Seu símbolo (muito parecido com a bandeira nacional) é representado por uma esfera com as estrelas com a seguinte frase: República Federativa do Brasil.
Hino Nacional
O Hino Nacional Brasileiro foi escrito em 1831 por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva. Antes, era chamado de Hino 7 de abril por causa da abdicação de D. Pedro I, depois Marcha Triunfal e hoje, Hino Nacional, que é tocado em eventos oficiais do governo, eventos esportivos e escolas.