Diferencial. Essa é a palavra certa para quem sabe atualidades. A preparação para o ano de vestibular ou para quem vai prestar algum concurso público não consiste apenas no aprendizado e treino das matérias básicas ensinadas na sala de aula.
Uma pessoa que domina o assunto atualidades possui uma maior capacidade de argumentação, maior conscientização política e social, engajamento, e cidadania, por isso muitos concursos públicos e vestibulares, como por exemplo o ENEM, exigem esse conhecimento de forma orientada.
Para se sobressair, você precisa parar de desprezar de achar que saber sobre atualidades é apenas ficar sabendo quais são os assuntos que mais estão sendo comentados nos noticiários. Além de ficar ligado no que está acontecendo no Brasil, e no mundo todo, você precisa se posicionar e propor soluções viáveis – principalmente em provas com redação e questões discursivas.
Não importa em qual disciplina que você vai prestar concurso, todas elas pedem que você tenha conhecimento em atualidades e se você tiver essa base ao seu favor, a sua posição como candidato pode disparar várias posições à frente.
Porém o maior problema que encontramos é: qual o tema que pode cair? O que preciso saber?
Resumo:
Como se preparar?
Como nenhum assunto é certeza que irá ser cobrado, para se preparar, é preciso acompanhar noticiários, ler jornal, revistas e estar sempre ligado na internet para identificar os assuntos que merecem ser acompanhados. Assuntos polêmicos devem ter atenção especial.
Ficar de olho nas notícias publicadas em redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante, porém, apesar se serem boas fontes de informação e serem mais práticas, é preciso saber diferenciar o que é conteúdo relevante verdadeiro e aquilo que expressa apenas um ponto de vista individual.
Acompanhar o noticiário pelo jornal, TV e rádio é importante, mas, para ter um bom desempenho nas provas de vestibular, concurso ou debate, é preciso ir além.
Assista a filmes e documentários, leia artigos e, se possível, participe de discussões sobre determinado tema. É uma forma de acesso às mais diversas opiniões sobre o mesmo tema e ter mais dados para formar suas próprias ideias e saber como defendê-las.
Mas, além dos veículos nacionais, você não deve deixar de lado jornais e sites estrangeiros. Eles fornecem uma visão de fora sobre os principais fatos do Brasil e ainda trazem notícias globais que também podem ser interessantes.
Como a oferta nesse caso é infinitamente maior, foque naqueles que já possuem versão em português e que são referências no mundo, BBC e The New York Times por exemplo.
Procure ouvir os dois lados de uma notícia, nem sempre acredite na primeira notícia que ler ou ouvir. Pesquise sempre! E claro, busque sempre catalogar conteúdos importantes para não perder nenhum assunto que você ache relevante.
Temas possíveis de concursos de atualidades em 2016
– Vírus Zika;
– Estado Islâmico;
– Rompimento da barragem de Mariana;
– Eleições norte-americanas;
– Crise dos refugiados na Europa;
– Reaproximação histórica entre EUA e Cuba;
– Situação política e econômica nos países da América do Sul.
Obter conhecimento nunca é demais!
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos.