Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas logísticos podem pedir reaplicação
Solicitações podem ser feitas até o dia 18 de novembro, somente pela internet.
Por Rodrigo Duarte
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2019 que tiveram qualquer tipo de problema que possa ser classificado como questão de logística da prova podem solicitar a reaplicação do exame. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, a solicitação pode ser feita até o dia 18 de novembro, somente pela internet.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pela página do participante.
Dentro da própria página os candidatos podem encontrar um canal que foi feito apenas para este tipo de solicitação. O candidato terá um espaço no qual ele poderá descrever completamente o problema que teve e o prejuízo causado. O Instituto vai fazer uma análise em cada um dos casos.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto, os pedidos que forem enviados não significam automaticamente direito à reaplicação das provas, sendo que os candidatos deverão acompanhar, pelo próprio portal, os retornos que a instituição vai dar em resposta aos argumentos.
Dentre os motivos que serão considerados para reaplicação da prova o Inep cita os seguintes:
- Desastres naturais
- Falta de energia elétrica
- Estrutura imprópria para a prova
- Erro em procedimento do aplicador que tenha causado prejuízo ao participante
- Os casos de reaplicação das provas que forem aprovados pelo Inep acontecerão todos nos mesmos dias, 10 e 11 de dezembro, nos locais que serão ainda divulgados pelos responsáveis pela aplicação das provas. A reaplicação vai acontecer nos mesmos dias da aplicação do Enem para Privados de Liberdade.
As provas não serão iguais as que foram aplicadas nos últimos finais de semana em termos de conteúdo das perguntas, mas o modelo será basicamente o mesmo: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.
O participante fará as provas somente do dia em que foi prejudicado, não sendo necessária a presença nos dois dias da reaplicação (exceto os casos de pessoas que perderam os dois domingos do Enem por problemas logísticos).