Os estudantes que estão se preparando para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, nestes dias que antecedem, devem revisar os principais e mais importantes conteúdos da prova. Não é a hora de tentar aprender nada, mas apenas de conseguir revisar e garantir o acerto naquelas questões cujo conteúdo foi absorvido nos últimos meses.
Confira algumas das matérias de química que valem a pena ser revisadas nestes dias que antecedem as provas:
Resumo:
Química Geral
- Modelos atômicos estão entre os assuntos que sempre caem na prova do Enem, por isso vale a pena dar uma relembrada para garantir essa questão.
- Métodos de Separação de Mistura também estão entre os assuntos recorrentes nas questões de química do Enem. Neste caso, é importante que os estudantes consigam fazer a relação com o dia a dia.
- Dentro do tema Funções Inorgânicas, vale a pena dar uma olhada nos seguintes assuntos: ácidos, bases, sais e óxidos. Dentro desse tópico, destaca-se as reações de neutralização, com a reação de ácidos e bases, gerando novos produtos.
- Outros temas: Estequiometria, Soluções, Propriedades da Matéria.
Fisico-Química
- Eletroquímica e seus principais conceitos, especialmente para pilhas e eletrólise, que são muito cobrados na prova.
- Equilíbrio: definição, características, fatores de alteração e cálculo da constante.
- Radioatividade é um tema muito comum nas provas, especialmente em virtude do Brasil ter sido sede de um dos maiores acidentes radioativos da história.
- Termoquímica, especialmente a definição de reação endotérmica e exotérmica, como é feito o cálculo do ΔH (DeltaH), a Lei de Hess, e como identificar os fatores em gráficos.
Química Orgânica
- Funções orgânicas, especialmente as questões relacionadas a identificação e características dos compostos orgânicos.