Inep anula questão de matemática do Enem 2018
Mesma pergunta já tinha sido feita em vestibular da UFPR.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 11 de novembro, a anulação de uma das questões da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio 2017. De acordo com o Instituto, a questão anulada possui as seguintes numerações, de acordo com a cor da prova:
– Caderno Amerelo: 150
– Caderno Cinza: 170
– Caderno Azul: 163
– Caderno Rosa: 180
– Caderno Laranja: 150
– Caderno Verde: 150
De acordo com as informações que constam na nota do INEP, o motivo de anulação da prova foi o fato da questão já ter sido utilizada no Vestibular 2013/2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O instituto afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso, podendo resultar em processo administrativo, cível ou criminal.
A questão foi elaborada no ano de 2012, sendo que ela foi criada justamente para compor o banco de itens do Enem. O professor responsável pela criação da prova tinha vinculo com a UFPR na época. Mas qualquer material criado para o ENEM deve ser utilizado exclusivamente para a prova.
Confira a questão anulada, na íntegra:
“O artigo 33 da lei brasileira sobre drogas prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos para qualquer pessoa que seja condenada por tráfico ilícito ou produção não autorizada de drogas. Entretanto, caso o condenado seja réu primário, com bons antecedentes criminais, essa pena pode sofrer redução de um sexto a dois terços.
Suponha que um réu primário, com bons antecedentes criminais, foi condenado pelo artigo 33 da lei brasileira sobre drogas.
Após o benefício da redução de pena, sua pena poderá variar de:
A – 1 ano e 8 meses a 12 anos e 6 meses
B – 1 ano e 8 meses a 5 anos
C – 3 anos e 4 meses a 10 anos
D – 4 anos e 2 meses a 5 anos
E – 4 anos e 2 meses a 12 anos e 6 meses”