Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado afirmando que a prova teve uma questão da Ciências Humanas anulada.
A questão anulada era da área de geografia. O número da pergunta acaba mudando de acordo com a cor do caderno:
- Caderno Amarelo – Questão 78
- Caderno Branco – Questão 66
- Caderno Azul – Questão 90
- Caderno Rosa – Questão 72
Confira na íntegra a questão que foi anulada:
“A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la. PORTO-GONÇALVES, C.W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A.U.: MARQUES, M.I.M (Org). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela: Paz e Terra, 2004 (adaptado).
O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à):
A – escala de produtividade regional.
B – padrão de distribuição de renda.
C – dificuldade de armazenamento de grãos.
D – crescimento da população mundial.
E – custo de escoamento dos produtos.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo INEP, a questão foi anulada devido ao uso da questão no Enem 2018, no Caderno de Questões Braile e Ledor (pergunta 56 do caderno laranja). O instituto afirma ainda que a anulação da questão não interfere na estimativa da nota dos participantes do Enem 2019, já que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) utiliza diferentes fatores para chegar o resultado final.
O INEP confirma também que o gabarito oficial das provas, que foi divulgado nesta semana, segue inalterado.