O Ministério da Educação tentou, mas não conseguiu alterar a data do começo oficial do Horário de Verão Brasileiro. Em 2018. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo governo brasileiro, a mudança realmente vai acontecer no dia 4 de novembro, no mesmo dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Com isso, cerca de 56% do total de estudantes brasileiros que vão participar das provas terão que adiantar o relógio em uma hora e cuidar bastante para não perder a hora de chegada no exame. De acordo com os dados que foram divulgados pelo MEC, o percentual representa cerca de 5,5 milhões de candidatos.
O horário de verão acontecerá nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Os demais estados não precisarão mudar o relógio em 4 de novembro, mas os 2,4 milhões de candidatos que farão as provas nessas regiões terão que se ajustar à nova diferença de fuso em relação ao horário oficial de Brasília.
Atualmente, 14 estados estão no mesmo horário que Brasília, mas, no primeiro dia do Enem, eles passarão a estar uma hora atrás. Portanto, o horário local de fechamento será, também, uma hora antes. Outros três estados estarão duas horas atrás e, no Acre e em 13 municípios do Amazonas, essa diferença será de três horas.
Os estudantes devem seguir os seguintes horários para não perder a prova:
- 13h (fechamento dos portões no horário local): Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo;
- 12h (fechamento dos portões no horário local): Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins;
- 11h (fechamento dos portões no horário local): Amazonas (com exceção dos 13 municípios listados abaixo), Rondônia e Roraima;
- 10h (fechamento dos portões no horário local): Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)