Entenda o que são os graus na pesquisa por vaga no Sisu 2018
Entenda algumas diferenças de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, que podem auxiliar na sua escolha.
Por Rodrigo Duarte
Ao aguardar o início das inscrições para o Sisu, estas que iniciam no dia 29 de janeiro, é possível consultar as vagas oferecidas por curso, bem como instituição e município. Desta maneira é possível conhecer as alternativas e o planejamento de suas escolhas para o futuro. Cada um dos candidatos deverá definir por ordem de preferência até duas alternativas entre as ofertadas pelas instituições que participam do programa.
Resumo:
O Bacharelado
Esta é a modalidade de curso mais tradicional para a graduação, e corresponde a pelo menos 60% de todos os cursos que são oferecidos no país. O bacharelado oferece uma formação abrangente onde você deverá receber uma boa base teórica e científica, no final do curso, você poderá atuar ainda em diversos setores de mercado.
Esta modalidade é ideal para seguir no mercado atuando em empresas ou por conta própria como administrador, advogado, médico, jornalista, entre outros.
A formação ocorre em quatro ou cinco anos e o documento de conclusão é o diploma de bacharel.
A licenciatura
Este é um curso de formação para professores, para que possa se dar aula do 6º até o nono ano de ensino Fundamental e Ensino Médio é necessário cursar licenciatura em um campo específico de conhecimento, como por exemplo a História, a geografia e a Matemática. A atuação na educação infantil e cinco primeiras séries de ensino fundamental necessitam do curso de pedagogia.
Este curso é ideal para quem pretende lecionar ensino fundamental ou médio, e conta com duração de quatro anos. O professor conta a partir dele com o diploma de licenciado.
Cursos Tecnológicos
Este modelo de curso conta com um foco na prática, uma duração mais curta do que o bacharelado e ao contrário de bacharelado que oferece uma formação ampla e generalista, os tecnólogos acabam formando o aluno para atividades específicas.
Esta modalidade de curso é perfeita para quem busca uma formação mais técnica, em nível superior e que permita uma inserção rápida no mercado. A duração do curso é de dois a três anos, e o candidato recebe um diploma de tecnólogo