Foram divulgados os dados referentes a aplicação do primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, que aconteceu no último domingo, dia 21 de novembro. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, foi registrado uma abstenção de 26% nas provas em todo o país.
As provas foram aplicadas em cerca de 10 mil escolas distribuídas em 1.747 cidades brasileiras. De acordo com a fala do ministro da Educação, Milton Ribeiro, o número de estudantes que deixaram de comparecer na aplicação das provas é considerado baixo, em virtude de ainda estarmos vivendo uma situação de pandemia. Na edição do ano passado, quando estávamos no ápice da disseminação da Covid-19, a abstenção ficou em 51,5%.
O ministro da educação afirmou ainda que, de uma forma geral, o Enem foi aplicado de uma forma tranquila em todo o território nacional. “Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida”, disse o ministro durante uma coletiva para a imprensa.
O Enem 2021 contou também com 90 questões objetivas destas duas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. A primeira área do conhecimento abordou as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Já a segunda, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
O tema da redação proposto para os estudantes neste primeiro dia de provas foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O assunto foi considerado, de uma forma geral, difícil pelos estudantes de acordo com as reações na internet. Além disso, também foi considerado como um tema inesperado.
O 2º dia de provas está marcado para acontecer no próximo domingo, dia 28 de novembro. Os candidatos deverão se apresentar, mais uma vez, a partir das 13h30 para começar a fazer as provas, prevista para durar até as 18h30. Neste dia, os candidatos terão que responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.