O Enem Digital completou o seu segundo ano de aplicações em 2021, tendo sido criada com o principal objetivo de reduzir os custos das provas de um modo geral. Mas a modalidade ainda enfrenta uma série de problemas, tanto em relação aos erros que acontecem quanto em relação a adesão dos estudantes, considerada baixa.
A versão digital traz como principal mudança a forma como as provas são apresentadas aos estudantes. Ao invés de cadernos impressos, os candidatos precisam fazer as provas diretamente em computadores, que são instalados em locais específicos e que permitem o acesso somente ao sistema de provas.
Na ocasião do lançamento da primeira edição do Enem Digital, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub afirmou que a intenção era aumentar gradativamente o número de participantes da versão digital até 2026, quando o Enem passaria a ser feito unicamente em computadores e em várias datas.
Mas não foi o que aconteceu neste ano de 2021, já que não houve o aumento das vagas para esta modalidade. Na primeira edição, foram recebidas 101 mil inscrições, com 93 mil confirmadas e apenas 26,7 mil fizeram as provas. Já na edição mais recente, foram recebidas 68.892 inscrições, com 34 mil fazendo as provas.
Tudo indica que os alunos ainda prefiram fazer as provas da forma tradicional, com o caderno impresso. Além disso, muitos estudantes da primeira edição do Enem digital relaram uma série de problemas, incluindo falhas nos computadores, o que acabou obrigando-os a fazer as provas de maneira tradicional.
Os erros técnicos também voltaram a ser registrados ao longo da edição mais recente. Estudantes do Paraná relataram que diversas salas do Enem Digital tiveram computadores com problemas. Alguns afirmaram que tiveram que esperar por uma hora e meia até que pudesse iniciar a prova.
Um problema semelhante ocorreu no campus de Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), mas não foi resolvido em tempo dos estudantes fazerem a prova. Os participantes prejudicados terão que solicitar a reaplicação até o dia 3 de dezembro.