Ao se aproximar das datas previstas para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos alunos sofrem com o que acaba sendo chamado de ansiedade pré-Enem. Basicamente é um sentimento de nervosismo que muitas pessoas, especialmente os jovens, sentem antes de momentos e provas importantes.
O Enem se tornou uma das provas mais importantes da vida dos jovens, pois uma nota boa pode significar que ele poderá fazer o curso de nível superior desejado, em uma boa universidade, e dar o seu primeiro passo para uma carreira de sucesso.
E essa pressão acaba sendo uma das grandes responsáveis por este sentimento de ansiedade. E isso pode acabar prejudicando o desempenho dos estudantes, mesmo entre aqueles que se prepararam para as provas.
Confira algumas dicas para conseguir lidar com essa ansiedade pré-Enem:
Resumo:
Mantenha pensamentos positivos
Antes de mais nada, é muito importante trabalhar para conseguir manter um pensamento positivo, tanto durante as rotinas de estudos como também durante as provas. De nada adianta criar hipóteses negativas do que pode ou não acontecer no momento da prova. É importante conseguir identificar os pensamentos negativos e tentar, na medida do possível, substituir sempre por pensamentos positivos.
Pratique alguma atividade física
As atividades físicas acabam tendo um papel importante no preparo dos estudantes para as provas. Além de manter o corpo em movimento, as atividades também acabam ajudando na capacidade de organização dos pensamentos e das ideias, controlando determinadas reações do corpo com a produção de endorfina e serotonina.
Durma bem
Manter uma rotina saudável de sono também é muito importante. Não apenas dormir uma determinada quantidade de horas todos os dias, que varia entre 7 e 9 horas, como também cuidar para que o sono seja de qualidade, ficando longe dos dispositivos eletrônicos durante a noite, dormir em um ambiente confortável, sempre no mesmo horário, etc.
Mantenha uma organização
Manter uma rotina organizada ajuda a acalmar o cérebro e controlar os níveis de ansiedade. A partir do momento que os estudantes não conseguem manter um planejamento, eles acabam pensando que tudo vai dar errado na prova, e isso provoca uma onda de ansiedade.