O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na tarde desta quarta-feira, dia 13 de novembro, os gabaritos oficiais de todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Divulgados os gabaritos oficiais do Enem 2019

Assim como as provas, os gabaritos também são divididos de acordo com os dias das provas e também com as cores dos cadernos. Os candidatos devem ficar atentos, pois a correção deve ser feita de acordo com a cor da prova feita no dia. Vale lembrar que o Inep não libera a possibilidade de entrar com recurso contra as questões.

Confira os gabaritos:

1º dia de provas (3/11)

Azul

Amarelo

Amarelo (Ampliada)

Amarelo (Superampliada)

Branco

Rosa

Laranja (braile e ledor)

Verde (Libras)

2º dia de provas (10/11)

Amarelo

Cinza

Cinza (Ampliada)

Cinza (Superampliada)

Azul

Rosa

Laranja (braile e ledor)

Verde (Libras)

Vale lembrar que mesmo com o gabarito e com as correções os estudantes não conseguem mais calcular as suas notas no Enem 2019. Isso acontece devido a metodologia que calcula a nota  e que se chama Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI cria uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes e, com essas informações, consegue classificar o grau de dificuldade de cada questão. Por isso, as notas das questões variam em cada uma das edições do Enem e só depois da leitura de todos os cartões-resposta é possível estabelecer uma média.

Divulgados os gabaritos oficiais do Enem 2019

A nota ainda leva em consideração o resultado da prova de redação, que conta com critérios próprios que são avaliados para que os alunos tenham a sua nota final. São 4 competências exigidas e avaliadas na análise do texto, sendo que cada uma delas ganha uma nota que varia entre 0 e 200. A somatória das notas se torna a nota final da redação, que pode chegar até 1000. As competências avaliadas são as seguintes:

1) Domínio da norma-padrão da língua escrita;

2) Compreensão do tema;

3) Organização das informações e argumentos;

4) Correta aplicação da lógica;

5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.