Alguns estudantes se preparam ao longo de um ano inteiro para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal de contas, essa é atualmente considerada como uma das provas mais importantes da vida acadêmica dos jovens, que podem conseguir vagas para diferentes tipos de cursos e de instituições de ensino de nível superior.
Levando em consideração este tipo de esforço, é fundamental que os alunos tenham cuidado durante os dias que antecedem a prova, especialmente em relação a sua alimentação. Afinal de contas, uma saída da rotina pode acabar colocando tudo a perder.
O primeiro dia de provas acontece no próximo domingo, dia 3 de novembro, continuando no próximo final de semana, no dia 10. Os estudantes terão que enfrentar uma maratona de 180 questões e uma redação. Por isso, os especialistas recomendam alguns cuidados, especialmente em relação a alimentação nos dias que antecedem a prova.
Confira algumas dicas de cuidados com a alimentação para os dias que antecedem e nos dias das provas do ENEM:
Resumo:
Sábado (dia anterior à prova)
A dica para o dia antes de prova é não abusar de alimentos que sejam muito pesados, e principalmente não abusar da bebida alcoólica. O ideal é que a janta seja feita com alimentos leves, pelo menos três horas antes de dormir. A preferência deve ser para os alimentos que sejam ricos em nutrientes como ferro, ácido fólico e vitaminas antioxidantes (A, C, E). Todos estes itens, de acordo com a ciência, possuem impacto direto no desempenho intelectual.
Domingo (dia da prova)
Comece um dia com um bom café da manhã, especialmente com a presença de frutas. Alimentos como pães e frios também podem ser interessantes, mas sem exageros. O cuidado deve ser tomado especialmente com o café. As pessoas podem consumir uma xícara de café preto, mas nada mais do que isso. O excesso de café pode ajudar a aumentar a ansiedade e o nervosismo para prova.
Já o almoço deverá ser feito um pouco mais cedo, já que os portões fecham as 13h. Assim como no jantar, a refeição deve ser balanceada e rica em nutrientes essenciais para a memória e concentração. Carboidratos que tenham um baixo índice glicêmico são recomendados, pois eles levam mais tempo para serem digeridos e não elevam muito os níveis de açúcar no sangue.