Foi publicado nessa segunda-feira, dia 25 de março, o edital completo com as regras e procedimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) e também já conta com uma versão disponível no site da prova.

Confira edital e valor de inscrição do Enem 2019

Confira o edital do Enem 2019

O documento traz algumas das novidades oficializadas que já tinham sido anunciadas para a prova deste ano. Incluindo o aumento no preço da taxa de inscrição, que passa de R$ 82 para R$ 85. O documento também oficializa as datas mais importantes da prova, bem como a matriz curricular das áreas do conhecimentos e as regras para pedidos de isenção da taxa, inscrição e participação nas provas. .

Reajuste

O aumento na taxa de inscrição acontece depois de 2 anos no qual a prova teve o seu valor de inscrição congelado. A justificativa utilizada pelo INEP para o aumento da inscrição é o aumento dos insumos e dos serviços utilizados para execução do exame. O INEP afirma que o valor ainda está abaixo da inflação.

Isenção

Confira edital e valor de inscrição do Enem 2019

Os pedidos de isenção, assim como aconteceram no ano passado, devem ser feitos antes do prazo oficial da inscrição. A solicitação deve ser feita entre os dias 1º a 10 de abril, através do mesmo site utilizado para se inscrever normalmente na prova. Podem pedir isenção os candidatos que se encaixarem nos seguintes critérios:

– Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas
– Estudante que esteja, ou tenha feito, o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (Lei nº 12.799/2013)
– Inscrito no CadÚnico com Número de Identificação Social (NIS) próprio e ativo.

Segurança

Neste ano, a segurança para evitar as fraudes serão intensificadas. aparelhos eletrônicos que emitirem sons durante a prova resultarão na desclassificação do participante. Lanches também serão fiscalizados.