Confira a Cartilha da Redação do Enem 2019
Inep divulgou o manual completo para a prova deste ano.
Por Rodrigo Duarte
Assim como costuma acontecer todos os anos algumas semanas antes das provas, o Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a cartilha oficial para as provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano de 2019. No documento os candidatos podem encontrar toda a explicação sobre a prova e suas formas de correção, além de conter uma série de dicas importantes e exemplos de textos que foram considerados nota 1000.
Baixe aqui a Cartilha da Redação do Enem 2019
As orientações seguem basicamente as mesmas apresentadas nas cartilhas das provas passadas. A redação segue sendo uma produção textual do tipo dissertativo-argumentativo, exigindo que o estudante desenvolva seu texto a partir de um tema proposto pelo Inep, baseando-se no material de apoio oferecido na prova (dados, mapas, notícias, trechos de livros, infográficos).
Os candidatos devem criar uma redação que tenha, no mínimo, 7 linhas e no máximo de 30, sem a obrigação de um título. Os candidatos podem escrever as redações utilizando apenas canetas pretas, e eles não devem fornecer qualquer tipo de identificação na folha de redação.
A ordem de desenvolvimento da redação do ENEM segue a seguinte estrutura: tema -> tese -> argumento -> proposta de intervenção. A proposta de intervenção é a solução que o participante deve apresentar para o problema destacado na prova e que é a temática da dissertação.
No manual os candidatos também podem conferir a descrição de cada uma das 5 competências que são analisadas. Lembrando que a nota completa da prova de redação é de 1000 pontos, e cada uma das competências oferece o máximo de 200 pontos. Além disso, existem algumas situações que podem zerar completamente a nota da prova. São as seguintes:
– Fuga total ao tema;
– Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– Redação em branco;
– Redação com menos de sete linhas;
– Cópia total dos textos de apoio da redação ou do caderno de questões;
– Insultos, xingamentos, desenhos, receitas ou qualquer outra forma proposital de anulação;
– Assinatura, nome, apelido, rubrica fora do local designado para a identificação do participante;
– Texto que seja predominantemente escritos em Língua Estrangeira