Redação é o ato de redigir, registrar, manifestar pensamentos e ideias através da escrita.
Um dos fatores mais temidos do vestibular é justamente a redação. O bom desempenho neste item é fundamental já que a mesma tem grande peso na nota final.
Muitos alunos se perguntam qual o melhor tipo de texto para se sair bem na avaliação, porém o estilo textual mais adequado depende do tema e proposta da mesma.
Não existem fórmulas especiais, nem tampouco mágicas para desenvolver uma “redação perfeita”. O que o estudante precisa mesmo, é se atentar as regras básicas estruturais, elaborando um texto conciso, com início, meio e fim. E claro, distribuindo os conceitos, sem repetições constantes ou desordenadas. Cada ideia deve aparecer em um determinado período do texto, de acordo com o que está sendo falado.
Dentre os diversos estilos de textos. Conheça os modelos mais utilizados:
Dissertação
É o modelo de texto mais utilizado e defende uma opinião, um ponto de vista ou uma ideia, utilizando-se de argumentos.
É importante lembrar que cada dissertação, pede um esquema, que varia de acordo com o tema. A dissertação subjetiva, por exemplo, permite ao autor do texto empregar determinados recursos que não seriam viáveis numa dissertação objetiva.
Independente do modelo utilizado é importante que o candidato desenvolva ideias de forma clara e objetiva.
O esquema básico deve apresentar: introdução (tese a ser defendida), desenvolvimento (argumentos) e conclusão. Registre em um rascunho todas as ideias que surgirem, mesmo que as mesmas estejam desordenadas. No momento de passar a limpo, você pode selecionar apenas as mais coerentes e organizá-las de acordo com o grau de importância.
Narração
Os elementos que compõem este estilo são: personagens, narrador, tempo cronológico e psicológico, e espaço. É preciso ordenar uma sequência e encaixá-las de acordo com o desenrolar dos fatos.
Este estilo de texto apresenta uma história ou um fato, normalmente baseado num conflito vivido pelos personagens.
Neste modelo, o uso da norma culta (conjunto de variedades linguísticas faladas) é imprescindível e o texto pode apresentar um desenvolvimento mais subjetivo (indireto).
Descrição
Este modelo é formado por uma concepção que envolve os cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) com a intenção de descrever as impressões capturadas em um indivíduo, objeto, animal ou ambiente.
Estilo jornalístico
Este estilo tem como função principal a comunicação e é representado por textos informativos: notícias, editoriais, artigos, matérias, entre outros.
A notícia caracteriza-se pela linguagem direta e formal, é escrita de forma impessoal, e faz uso constante da terceira pessoa.
O editorial é uma coluna ou sessão que classifica o assunto, ex: educação, economia, turismo, esporte e lazer, etc.
O artigo é um texto dissertativo ou opinativo, não necessariamente escrito referente a uma notícia.
A matéria é caracterizada por textos jornalísticos de descrição ou narrativa.
Em ambos os casos a produção do texto deve se basear na escolha do assunto, verificação dos fatos e provas, organização das ideias e edição (locação desses textos no veículo de comunicação, correção e revisão dos mesmos).
Que tal fazer cursos grátis nessa área?
Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!
Bons Estudos!