5 dicas para se dar bem na prova de matemática no Enem
Questões costumam ser as mais temidas pelos estudantes.
Por Rodrigo Duarte
O próximo domingo, dia 28 de novembro, será de provas para os candidatos que vão fazer o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E as questões que costumam ser as mais temidas pelos alunos são as de matemática. Além da grande quantidade de questões que abordam a disciplina, os candidatos ainda enfrentam as dificuldades naturais com a ciência dos números.
Confira algumas dicas interessantes para quem quer tirar uma boa nota na prova de matemática do Enem:
Resumo:
Atenção a interpretação de texto
Muitas pessoas não levam em consideração os aspectos de texto das provas de exatas, mas os enunciados também são muito importantes. É fundamental que as pessoas realmente entendam as questões de matemática, interpretando os textos da forma correta. Muitos erros acabam sendo cometidos apenas pela falta de atenção na leitura.
Destaque os dados
Uma estratégia que costuma ajudar muito na resolução das questões é o destaque e a marcação dos dados que são apresentados nos textos. Como os enunciados costumam ser longos, pode ser fácil que os estudantes acabem se perdendo.
Pense de forma racional
É muito mais interessante raciocinar sobre as questões apresentadas do que ficar se pegando a lembranças de fórmulas que foram decoradas. Muitos acabam simplesmente travando justamente por não conseguir lembrar de alguma fórmula que ele julgue necessário para a resolução de uma determina questão. E isso realmente pode prejudicar bastante todo o desempenho na prova.
Simplifique as contas
Sempre que possível, utilize algumas regras básicas que ajudam muito a lidar com os números. Por exemplo, em uma divisão de 6200 por 300 a conta mais simples que pode ser feita é 62 por 3. O mesmo pensamento pode ser usado para todas as operações matemáticas, sempre que possível, apenas compreendendo bem as propriedades dessas operações e os meios de simplificação. Isso deve ser aprendido nos momentos de estudo.
Comece sempre pelas mais fáceis
É muito importante garantir pelo menos algumas questões. Por isso, é fundamental que os estudantes comecem pelas questões mais fáceis e deixem as mais difíceis para o final. Desta forma eles garantem pelo menos a maior chance de pontuar com questões que podem ser consideradas mais simples.