Com a publicação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, confirmando as datas das provas para os dias 3 e 10 de novembro, os estudantes devem iniciar um trabalho mais focado nos preparativos.
Confira algumas dicas para focar, de uma forma mais efetiva, nos estudos destinados ao Enem 2024:
Resumo:
Tenha um objetivo
A primeira dica é começar a criar os objetivos específicos para as provas. Lembrando que o Enem é um mecanismo que pode ser utilizado para acessar uma série de oportunidades, mas os estudantes devem ter um objetivo claro em relação a como essas notas serão utilizadas.
Muitos fazem o Enem focando justamente em uma vaga de bolsa no ProUni, mas existem aqueles que focam ainda nas vagas nas instituições públicas que são distribuídas através do SiSU.
Crie pequenas metas
Ao invés de criar um planejamento amplo e com um objetivo que será alcançado apenas no final de um processo bem-sucedido, como “tirar uma boa nota no Enem”, é importante que os estudantes comecem a trabalhar com pequenas metas, justamente para conseguir manter o foco e não desanimar. A dica é fragmentar as grandes tarefas em pequenas atividades que devem ser feitas no dia a dia.
Experimente algumas técnicas de estudo
As técnicas não podem ser vistas como uma solução mágica, mas elas podem se tornar efetivas para atender determinadas demandas ou alguns perfis de estudantes. É importante que os alunos experimentem algumas e verifiquem qual acaba fazendo mais sentido de acordo com o seu perfil. Por exemplo, a técnica Pomodoro, de divisão do tempo, pode ser uma técnica interessante para conseguir manter os estudantes focados por mais tempo.
Trabalhe por prazos
Nenhum planejamento pode ser considerado, de fato, um plano sem metas e prazos. Definir datas para alcançar determinados objetivos é muito importante. Por isso, pegue todas as suas necessidades de estudos e defina prazos para que as pessoas consigam acompanhar sua evolução.
Fique de olho no seu estado emocional
O estado emocional acaba sendo muito importante para que os estudantes consigam tirar boas notas em provas como o Enem. Por isso, durante todo o processo, é fundamental ir acompanhando o estado de saúde mental ao longo do caminho.