5 coisas que podem fazer você zerar a prova de redação do Enem
Tome estes cuidados já nos treinamentos para não correr o risco.
Por Rodrigo Duarte
A prova de redação geralmente é considerada como a mais importante para os estudantes que estão fazendo o exame para conseguir concorrer nas principais universidades. Afinal de contas, além de ser preciso tirar uma nova boa para conseguir elevar a média de uma forma geral das provas, muitas instituições excluem os candidatos que zeram a prova de redação, mesmo que eles tenham conseguido ir muito bem nas demais provas.
Por isso, é fundamental que os estudantes que estejam se preparando para o Enem incluam na sua rotina de estudos a redação, mas sempre de olho nas regras desta prova em específico. O manual do candidato, documento que é divulgado todos os anos para cada prova do Enem, traz uma série de regras que precisam ser seguidas, incluindo a redação. Os critérios de correção são estabelecidos e também aqueles comportamentos que podem acabar fazendo com que o concorrente zere a prova.
Geralmente algumas dessas regras podem acabar mudando de uma edição para a outra, mas, de uma forma geral, a grande maioria delas costumam ser mantidas, e justamente acabam sendo os erros mais comuns que os estudantes cometem quando estão escrevendo.
Confira 5 coisas que podem fazer com que o estudante zere a sua prova de redação do Enem:
Resumo:
Não atendimento da proposta e da estrutura
A redação do Enem deve sempre seguir a estrutura solicitada. Essa informação sempre pode ser encontrada no enunciado da prova e também no Manual do Candidato. De uma forma geral, o formato da prova é o dissertativo-argumentativo.
Copiar frases retiradas dos textos de apoio
Os estudantes sempre devem escrever uma quantidade mínima de linhas, que sempre está descrita no enunciado da prova. Mas é importante ressaltar que toda frase copiada dos textos de apoio desconta do total de linhas da redação. Por isso, caso o estudante opte por utilizar este recurso ele deve lembrar de produzir outras linhas com conteúdo original para repor as cópias.
Discurso ofensivo
Este é um critério que costuma ser seguido pelos corretores das provas. Eles não podem encontrar qualquer tipo de termo ou de frase que possa ser considerada como ofensiva.
Desconexão do tema
Essa é uma regra que não vale apenas para a redação como um todo. Caso o corretor considere que um determinado trecho da redação está completamente desconectado com o tema e com a estrutura da redação em sí, a redação toda pode ser anulada.
Identificação
A folha de redação não deve ter qualquer tipo de identificação do estudantes, incluindo nome, assinatura, rubrica, número de inscrição do Enem e coisas do gênero.