3 dicas para controlar a ansiedade e se preparar para o Enem
Confira dicas de especialistas para controlar o sistema nervoso durante as provas.
Por Rodrigo Duarte
Com a proximidade da data marcada para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos estão entrando na reta final dos preparativos. Esse é o momento, em termos de estudos, que os alunos precisam se concentrar na revisão e em aprender coisas mais pontuais.
Mas além de todo o preparo que os estudantes precisam ter para conseguir estudar para um exame deste porte como o Enem, algo que precisa ser treinado é o controle emocional. Muitos especialistas afirmam que estudantes que dominam o conteúdo muitas vezes acabam deixando escapar pontos preciosos apenas por acabar ficando muito nervoso na hora que ele está diante do caderno de provas.
Neste ano de 2024 as provas estão agendadas para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Para os alunos que estão inscritos, confira algumas dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade:
Resumo:
Estude de forma efetiva
Antes de mais nada, a melhor forma de controlar a ansiedade é quando os estudantes chegam para fazer a prova e conseguem se sentir mais confiantes em relação a sua capacidade e aos conhecimentos que foram obtidos. Portanto, é importante manter uma rotina de estudos, mas ao mesmo tempo é fundamental encontrar as formas de estudos que são mais efetivas.
Descanse
Uma série de pesquisas indicam que o tempo de descanso acaba sendo tão fundamental quanto o tempo dedicado aos estudos. Por isso, é muito importante que os jovens trabalhem com um cronograma que estabeleça horários e tempos de preparo nas mais variadas matérias, e também o tempo de descanso e de lazer. Isso vai ajudar a controlar a ansiedade no dia da prova.
Utilize técnicas de relaxamento
Para os estudantes que sentem uma dificuldade de se concentrar e também já estão nervosos antes mesmo do dia, é muito importante adotar técnicas de relaxamento eficientes. Existem algumas delas que são básicas, como meditação e yoga. Mas também existem aquelas mais simples que podem ajudar muito, como manter alguns minutos com uma respiração lenta e controlada.