1º dia de provas do ENEM registra 23,1% de abstenção

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as informações referentes a participação dos estudantes no 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. De acordo com a instituição, foi registrado um índice de 23.1% de faltantes. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões de candidatos confirmaram sua participação.

Além disso, a instituição também divulgou outras informações relacionadas aos acontecimentos neste 1º dia de provas. Foram eliminados 376 participantes no Brasil inteiro por algum tipo de violação ao regimento do exame. A mais comum foi a recusa na coleta da biometria.

Redação vazada

Uma foto da página que conta com o tema da redação do ENEM 2019 acabou indo parar nas redes sociais logo depois do começo do exame. A imagem acabou sendo repercutida antes mesmo da confirmação do tema através dos perfis oficiais do INEP.

Em nota oficial, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a veracidade da imagem, mas o ministro Abraham Weintraub disse que não houve prejuízo para os participantes por conta do vazamento, uma vez que os estudantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam em sala de aula para as provas.

Além disso, o Ministério da Educação confirmou ainda que o caso do vazamento está sendo investigado pela Polícia Federal, e a suspeita está recaindo sobre um fiscal do exame no estado do Pernambuco.

Problemas de endereço

Outro problema registrado aconteceu com os estudantes inscritos para fazer a prova em Goiânia. Houve uma mudança nos locais de prova sem que os candidatos fossem avisados. Inscritos que tinham em seus cartões do Enem a área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no setor Leste Universitário, mas o local certo era no campus II da instituição, no Jardim Mariliza, há cerca de 13 quilômetros de distância.

De acordo com o Ministério da Educação, um veículo foi disponibilizado para levar os participantes até o campus II e todos teriam conseguido fazer a prova normalmente.

Pela Web

Sair da versão mobile