Mecanismo do transporte de seiva bruta
A. capilaridade
O processo de transporte da seiva bruta que vai da raiz até o topo das árvores, ocorre parcialmente por capilaridade. Os vasos do xilema possuem formatos de tubos capilares onde a água ascende devido a força da atração que há nas paredes celulares.
B. Teoria da tensão – Coesão ou Teoria da sucção das folhas de Dixon
Essa teoria foi elaborada por Dixon, para tentar esclarecer como acontece o transporte da seiva bruta que sai da raiz e vai até as folhas.
De acordo com esta teoria, o transporte de seiva bruta começa a partir da transpiração das folhas que é geradora de uma força de sucção de água dos vasos do xilema. Essa força promove a ascensão da água até a folha.
O interior dos vasos condutores de xilema é formado por uma coluna líquida de moléculas de água que está sempre contínua, graças á coesão que as unem através de pontes de hidrogênio. Além disso, há uma força de adesão que liga as moléculas ás paredes dos vasos do xilema.
Com a ação da coesão, as moléculas de água exercem uma forte pressão umas nas outras fazendo com que a seiva bruta se movimente dentro do vaso através de uma força de tensão, na direção das folhas.