Determinação da equação de uma reação orgânica
Por Redação
22 – Determinação da equação de uma reação orgânica
A variação dos números de reações que seguem mecanismos clássicos e particulares entre os compostos orgânicos é muito grande.
Em exercícios pode-se pedir o conhecimento de todas essas reações de cor, mas costuma-se fornecer apenas o modelo da reação e tendo como base o modelo, pede-se o equacionamento da reação para uma espécie em particular.
É dada a equação faltando um reagente ou produto. Com base na lei de conservação dos átomos, a substância que falta pode ser determinada.
A reação química pode ser dada no enunciado da questão na forma de texto, usando palavras. É só escrever a equação usando as fórmulas das substâncias que estão envolvidas.
Podemos analisar essas situações nos exemplo:
I) Álcool primário pode se transformar em aldeído através do processo de oxidação branda:
“Álcool etílico ingerido pelo ser humano é transformado pelo fígado em aldeído acético, uma das substâncias responsáveis pelas dores de cabeça chamadas de ‘ressacas’.”
Escreva a equação e o nome do produto formado na reação citada no texto.
Resolução
II) Forma-se o inseticida DDT através do aquecimento de clorobenzeno e tricloroetanal (cloral) na presença de ácido sulfúrico:
Qual o termo que falta para completar a equação?
Resolução
Veja que o 1° membro há um átomo de oxigênio. Então no termo desconhecido deve haver um átomo de oxigênio. No 1° membro existem 11 átomos de H, enquanto no 2° membro aparecem apenas 9 átomos de H. Os outros átomos estão balanceados. Portanto o termo que faltava para completar a equação é H2O.
III) (UNICAMP-SP) O metanol é uma alternativa como combustível para veículos automotores.
Na sua combustão incompleta com oxigênio pode-se formar metanal (aldeído fórmico). Escreva a equação química (balanceada) que representa essa reação.
Resolução
Escreva as fórmulas das substâncias envolvidas de acordo com o texto:
Agora balanceie o carbono:
Veja que sobraram H e O no 1° membro. Portanto, deve-se formar água.
Agora balanceie a equação: