Tipos de Advérbios

O advérbio é uma categoria gramatical invariável que modifica um verbo, um adjetivo, outro advérbio ou uma frase inteira, atribuindo-lhes uma circunstância. Essa circunstância é classificada conforme o que expressa:

Flexão do advérbio

O advérbio pertence à categoria de palavras invariáveis e flexiona-se no grau comparativo e superlativo.

Comparativo:

 Superlativo:

Obs.: nos casos de bem e mal admite o grau de comparativo de superioridade sintético: melhor e pior. As formas mais bem e mais mal são usadas diante de particípio adjetivado (Ela está mais bem informada do que eu).

Advérbios interrogativos

São usados nas frases interrogativas diretas ou indiretas: onde (lugar), como (de modo), por que (de causa), e quando (de tempo).

Locuções adverbiais

As locuções adverbiais são duas ou mais palavras exercendo a função de um advérbio. São classificadas de acordo a circunstância que expressam: à direita, à frente, à vontade, de cor, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de repente, de vez em quando, em breve entre outras.

Emprego do advérbio

Palavras denotativas

Algumas palavras se assemelham ao advérbio, mas são consideradas como palavras denotativas não pertencendo a nenhuma das dez classes gramaticais. São classificadas em função da ideia que expressam:

Pela Web

Sair da versão mobile