Substantivo – Gênero, número e grau
Por Victor Palandi
Todo substantivo pode variar em gênero, número e grau. O que isso quer dizer? Vamos entender melhor como essas variações funcionam e para que servem!
Resumo:
Gênero do substantivo
Na nossa língua, as palavras possuem variações quanto ao gênero. Sendo assim, os substantivos são classificados como masculino ou feminino. Ex.: a menina, o menino, o homem, a mulher, o gato, a gata.
Número do substantivo
Quando mencionamos a variação em número do substantivo isso nada tem a ver com a matemática. A variação do substantivo quanto ao número representa o singular e o plural das palavras. Ex.: as meninas, os meninos, os homens, as mulheres, as gatas, os gatos.
A Língua Portuguesa possui muitas regras e para formar as variações do substantivo é preciso seguir algumas delas. Vamos entender as variações do grau do substantivo.
Grau do substantivo
As pessoas, os animais e as coisas variam de tamanho. Basta observarmos a nossa volta e podemos notar que tudo possui tamanhos diferentes. Esse tamanho pode indicar tamanho menor ou tamanho maior. Mas é preciso distinguir de forma clara essa variação de tamanho e para essa situação usamos o grau do substantivo. São dois os graus do substantivo: aumentativo e diminutivo.
- O grau aumentativo indica a enormidade de objetos, de pessoas ou de animais.
- O grau diminutivo indica o quão pequeno é o tamanho de pessoas, de objetos ou de animais.
Podemos formar o grau do substantivo aumentativo e diminutivo na forma sintética e na analítica.
O aumentativo na forma analítica é formado com o acréscimo de adjetivos como grande, enorme, gigantesco, maior, etc. Já o aumentativo na forma sintética é formado com o acréscimo de sufixos como: ão, az, astro, alhão, ona, ázio, orra, arra.
Alguns exemplos de aumentativo do substantivo:
- Boca: bocarra
- Casa: casarão
- Copo: capázio ou copão
- Faca: facona
- Homem: homenzarrão
- Gato: gatão
- Lápis: lapizão
- Limão: limonaço
- Amigo: amigão
- Pai: paizão
- Mãe: mãezona
O diminutivo na forma analítica é formado com o acréscimo de adjetivos como pequeno, menor, minúsculo. Já a forma sintética é formada com o acréscimo de sufixos como: inho, zinho, ito, zito, acho, culo, ejo, elho, ete, ilho, ota, ucho, únculo.
Alguns exemplos do diminutivo do substantivo:
- Barca: barquinha
- Cadeira: cadeirinha
- Cão: cãozinho
- Casa: casinha ou casebre
- Menino: menininho
- Gato: gatinho
- Corpo: corpúsculo
- Febre: febrícula
- Moça: moçoila
- Gordo: gordinho