Ponto-e-vírgula
Por Redação
, atualizado em
Nas regras de pontuação, o ponto e vírgula (;) recebe caráter intermediário sendo o limite entre o ponto final propriamente dito e a vírgula. Ele representa a pausa, mas também mostra que ainda não há o fim da frase. Em que casos ele é utilizado? Vejamos abaixo.
Enumeração de itens
O ponto e vírgula é utilizado quando queremos separar alguns itens que estejam em processo de enumeração. Também é bastante utilizado para textos de legislações. Confira os exemplos:
Serão atendidas pelas normas enunciadas nesta lei as pessoas que tenha cumprido os seguintes requisitos:
a) Ter nacionalidade brasileira;
b) Ser maior de idade;
c) Ter formação superior;
d) Ser portador de deficiência;
e) Estar quiete com os órgãos de segurança pública.
Orações de maior extensão
O ponto e vírgula ainda vai ser utilizado quando estiver em voga uma oração extensa e relacionada com outras orações. Especialmente se tais orações também estiverem subdivididas por vírgulas. Entenda como funciona nos exemplos abaixo.
Dos ícones da literatura brasileira, homenagearam Cecília Meireles; dos portugueses, Eça de Queiroz; dos moçambicanos, Mia Couto.
Dos 50 empregados da agência bancária, dezoito estavam de acordo com as propostas apresentadas pelo diretor; os demais funcionários discordaram.
Gosto de literatura; meu irmão, de informática.
Resumo:
Conjunção adversativa
O ponto e vírgula também vai ser muito útil para a separação de mais de uma conjunção adversativa, sendo portanto um bom substituto para a vírgula. Veja os exemplos a seguir.
Pensei que daria conta de terminar a tese esta semana; porém, só a concluirei no mês que vem.
Estarei presente no seminário; contudo, não estou de acordo com os encaminhamentos que serão apresentados pela direção da empresa.
Oração sindética
O ponto e vírgula é usado ainda na separação de orações sindéticas, quando o verbo estiver antes da conjunção. Observe como funciona nas orações abaixo.
Nunca fui bom aluno em matemática; esperava, contudo, ser aprovado após as provas de recuperação.
Sempre acreditei em minha esposa; esperava, portanto, que ela cumprisse com nossos acordos e regras para uma união saudável.