O que são os adjetivos e pronomes?
Por Victor Palandi
Estudar a gramática é uma tarefa bem complexa que requer muita atenção e prática. Quanto mais se pratica, mais entendemos o funcionamento da gramática para a compreensão da escrita e fala de forma correta. Hoje, estudaremos sobre os adjetivos e os pronomes.
Resumo:
Adjetivo
Vamos observar os exemplos abaixo:
- A mala é vermelha.
- O lenço é vermelho.
As palavras “vermelho” e “vermelha” representam uma qualidade ao objeto. A cor da mala é vermelha e a cor do lenço é vermelho. Nesse caso, essas palavras representam na gramática, um adjetivo.
Já se dissermos que:
- Vermelho é a minha cor preferida.
A palavra “vermelho” é um substantivo que representa a cor.
De acordo com que representamos as palavras nas frases, elas possuem características diferentes e representam outras classes gramaticais.
Sendo assim, o adjetivo é uma palavra que indica características ou qualidades aos nomes ou objetos (substantivo). Os adjetivos variam com o substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).
Exemplos:
- Meu irmão é alto e muito astuto.
- O macaco é um animal esperto e brincalhão.
- Aquele homem é bonito e forte.
- A princesa é encantadora e muito meiga.
Pronome
Vamos ler as frases abaixo:
- O padeiro faz o pão logo cedo para a população.
- Os carteiros entregam as correspondências durante todo o dia.
Podemos substituir a palavra “padeiro” e” carteiros” pelo pronome “ele” e “eles”. As frases ficariam da seguinte forma:
- Ele faz o pão, logo cedo, para a população.
- Eles entregam as correspondências durante todo o dia.
Dessa forma, podemos dizer que as palavras que representam os nomes são chamadas de pronomes. Existem vários tipos: os pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos e relativos.
Os mais utilizados são os pronomes pessoais: eu, tu, ele (ela), nós, vós, eles (elas).
Os pronomes pessoais recebem esse nome, pois se referem à pessoa do discurso, ou seja, a pessoa de quem se fala. O discurso é o texto ou a fala de alguém, sendo assim existem as falas do discurso: 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular e 1ª, 2ª e 3ª fala do plural. No discurso, a 1ª pessoa é a que fala; a 2ª pessoa é a com quem se fala; a 3ª fala é a de quem se fala.
No caso do pronome “você” usamos em substituição ao pronome “tu” (2ª pessoa do singular), porém quando conjugado com o verbo representa a 3ª pessoa do singular na conjugação. Exemplo: Você gosta de bolo de chocolate? Tu gostas de bolo de chocolate?
Gostou do artigo? Curta a página!