Vantagens da roda de leitura
Por Victor Palandi
Ler é um hábito que é extremamente benéfico para o ser humano, mas que infelizmente tem sido deixado cada vez mais de lado, principalmente pela população mais jovem. Um dos grandes motivos para isto estar acontecendo é o fato de aparelhos eletrônicos e o acesso à internet e também a redes sociais estarem se tornando cada vez mais parte da rotina das crianças, que estão ficando conectadas cada vez mais cedo.
Dessa forma, o hábito de pegar em um livro e se concentrar para ler está sendo substituído por leituras rápidas, dinâmicas e muitas vezes esvaziadas de conteúdos que são realmente material de enriquecimento intelectual.
Mas para aqueles que desejam retomar o hábito de ler, mas muitas vezes se sentem desmotivados ou não encontram tempo ou mesmo não desenvolvem disciplina para manterem uma leitura constante, as rodas de leitura podem ser uma boa pedida. Além de incrementar o seu intelecto, é uma chance de socializar e também de realizar uma leitura de maneira mais dinâmica.
Confira agora as vantagens de fazer parte de uma roda de leitura!
Resumo:
Rodas de leitura são um ótimo incentivo
Ao se comprometer a participar de um grupo de roda de leitura, você de certa forma se obriga a criar uma rotina envolvendo o hábito. O que na maioria das vezes não acontece quando se lê em casa, por conta própria. Afinal de contas, no dia a dia acabam tendo tantas tarefas que a leitura fica de lado.
Participar de rodas de leitura é um dos melhores incentivos e modos de firmar um compromisso com a leitura.
É uma oportunidade de socializar
Ao contrário da imagem de que a leitura é um exercício para ser feito só, em momentos de reclusão e isolamento, as rodas de leitura trazem o mundo da literatura, que costuma ser bem solitário, para um ambiente conjunto.
Ou seja, ao mesmo tempo em que você vai estar trabalhando o seu intelecto e estimulando o hábito de ler, você também vai estar conhecendo novas pessoas que podem ou não ter interesses comuns a você, se tornando um ambiente agradável e de novas experiências.
As rodas são dinâmicas
Uma das grandes reclamações de quem não gosta de ler é achar que ficar sentado ou deitado sozinho lendo um livro é algo que pode ser muito monótono. Preconceito este que é quebrado em rodas de leitura, onde há interação.