A criação do capitalismo
Por Victor Palandi
Muito se fala neste tal capitalismo, porém sabemos que existem muitas dúvidas relacionadas a ele, como, por exemplo: quantos países capitalistas existem no mundo? Quando ele nasceu? Ele sempre existiu? Aqui, neste texto, essas questões serão resolvidas. Outras dúvidas que talvez você tenha, também iremos sanar.
Resumo:
Origem do capitalismo
O capitalismo está datado do século XVI, quando começam a se desenvolver as cidades e grandes navegações estão em seu início. Não podemos esquecer que o capitalismo está relacionado à criação de mercadorias, consumo e lucro.
Alguns dizem que a concentração de riquezas é uma parte fundamental do capitalismo e este sistema só sobrevivi se ela existir, porém isto é uma falácia usada por pessoas que o veem com maus olhos.
Porém, isto não significa que, no capitalismo, não se tem concentração de renda. De fato, ele é um dos sistemas que geram este acumulo, isto ocorre por características do homem e do próprio sistema, e, respondendo uma das perguntas, não, nem sempre ele existiu.
Mão de obra assalariada
Como pudemos ver acima, o capitalismo depende do consumo. Logo, para ter consumo, é preciso ter consumidores e para se ter consumidores é preciso ter circulação de algo que facilite esta mediação de oferta e demanda, no caso o dinheiro, mas nem sempre foi ele. O dinheiro nasceu como uma forma de tentar dinamizar e facilitar estas trocas.
Sendo assim, donos de industrias sentiram a necessidade de acabar com o trabalho escravo para ter uma maior quantidade de consumidores.
A mão de obra assalariada está comumente relacionada com a revolução industrial que começou no Reino Unido e se espalhou pela Europa, porém na Idade Antiga, em cidades como Roma, era comum que se contratassem artesãos, ou alguns outros trabalhadores e eram pagos com dinheiro e assim continuou.
O que corrobora com esta confusão é que, com a capacidade de se criar mais mercadorias, em um nível mais rápido e mais largo, a necessidade de se ter mais consumidores foi natural, por isso, a mão de obra assalariada é mais facilmente relacionada a essa época.
Revolução Industrial
O grande marco do capitalismo e onde todas as relações existentes neste sistema começaram a se desenvolver foi nessa época.
Antes dela, as atividades eram artesanais e, obviamente, produzidas em menores escalas. Alguns historiadores acreditam que seu início foi em 1760, outros dizem que foi a partir de 1780. E há aqueles que acreditam que não se tratou de uma revolução, pois seu desenrolar foi gradual e não de uma vez, enfim existe muita confusão sobre isso ainda.
Uma coisa que é de maior concordância entre os historiadores é que ela foi responsável por exacerbar formas de relacionamento e divisões sociais únicas no sistema capitalista.
Quantos países capitalistas existem no mundo?
Tirando China, Cuba e Coréia do Norte todos os outros são capitalistas.
O capitalismo, por um sistema de maior eficácia no desenvolvimento tecnológico, sistema que melhor gerou conforto às pessoas, pelos grandes países serem capitalistas, em especial EUA e Inglaterra e pelo mau sucesso de países que tentaram outro sistema, como a URSS, por exemplo, facilitaram a adesão dos outros países a este sistema.