Em se tratando de comércio internacional, o pós-guerra foi caracterizado por mudanças relacionadas aos produtos a serem comercializados.
A superioridade dos EUA no comércio entre os países capitalistas foi um fato marcante.
Com a visão de proteger suas produções internas, alguns países acabaram criando obstáculos ao comércio externo. O Japão participava cada vez mais do comércio internacional.
Constituíram-se uniões alfandegárias como:
- CECA – Comunidade Européia do carvão e do Aço
- AELC – Associação Européia de Livre Comércio.
- CEE – Comunidade Econômica Européia, que posteriormente daria origem ao processo de unificação da europa (entre outros).
Em 1990, as organizações de comércio dos países socialistas, tendo a ex-URSS o maior número de transações, foram desativadas.
Já os países de terceiro mundo substituíram as importações por parques industriais.
Em 1948 foram criados a GATT e UNCTAD, para defender e regular o comércio internacional, seus objetivos eram:
- GATT – Acordo geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércios – eliminar as tarifas restritivas atualmente atribuições da OMC (organização Mundial do Comercio).
- UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – firmar acordos e regras para transações comerciais.
Mesmo diante disso os problemas de integração entre os países continuavam, em destaque na America latina.
Resumo:
As Principais Organizações Econômicas
Foram criadas torno de 29 Organizações Econômicas, vejamos abaixo algumas delas e seus objetivos:
- APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – diminuir taxas e obstáculos alfandegários da região Pacífico-asiática, impulsionando o desenvolvimento da economia da região.
- OMC – Organização Mundial do Comércio – inspecionar acordos sobre as “regras do comércio” entre os seus estados/membros.
- ALADI – Associação Latino-Americana de Integração – aumenta a integração da região, para garantir seu desenvolvimento econômico e social.
- OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – ajudar o desenvolvimento econômico e social pelo mundo inteiro, despertando o interesse dos países nos desenvolvidos em relação aos investimentos
- CEI – Comunidade dos Estados Independentes – faz parte de organização que envolve 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética.
Entre outras.
As Principais Organizações Financeiras
Vejamos abaixo as principais organizações e seus objetivos:
- BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – uma organização financeira internacional que financiava projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional pra a integração comercial regional na área da américa latina e o Caribe.
- BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – financiava a reconstrução dos países arruinados durante a Segunda Guerra Mundial, atualmente luta contra a pobreza por meio de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento.
- FMI – Fundo Monetário Internacional – certificar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através do monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, pela assistência técnica e financeira.
As Principais Organizações Militares
Vejamos abaixo as principais organizações e seus objetivos:
- OTAN – Organização do Tratado do Atlântico norte – constitui uma frente oposta ao bloco socialista.
- PACTO DE VARSÓVIA – Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental – comprometimento de uma nação ajudar a outra em caso de agressões armadas de outras nações.