O bairro onde eu moro tem ruas movimentadas, pessoas caminhando, padaria, mercado, lojas, bancos, escolas e muito mais. Mas você sabe o que é um bairro?
Podemos defini-lo como o conjunto de quarteirões e suas construções, ruas, praças, avenidas, mercados, lojas, prédios e seus veículos circulantes. Esse é um típico bairro urbano.
Resumo:
Tipos de bairros
Há vários tipos de bairros. Existem aqueles com muitas moradias, outros com apenas lojas, outros com muitas indústrias, etc. Cada bairro foi construído para determinada finalidade e possui a sua história. Existem aqueles bairros em que não há grandes construções, pois possuem apenas plantações com muitas árvores, flores, animais e um ar puro, bem típico dos bairros rurais. Existem os bairros urbanos e rurais, sendo que nos das cidades ainda encontramos os bairros residenciais, comerciais, industriais e os bairros mistos.
O conjunto deles forma as cidades. Sendo assim, todas as cidades são divididas pelos bairros e cada bairro possui uma história diferente. As construções e os bairros vão surgindo de acordo a necessidade de seus moradores. As ruas vão se ampliando, o comércio surge com a necessidade de compra das pessoas, as escolas para as crianças, amplia-se também o serviço de transporte e ao decorrer dos anos o bairro se transforma e a cidade cresce.
O centro das cidades
Geralmente, o bairro central costuma ser o bairro mais antigo, ou onde a cidade teve o seu início. Como é o caso da cidade de São Paulo em que o centro da cidade possui construções muito antigas, e cada pessoa das ruas e das construções possui a sua história. No centro de São Paulo, temos o marco zero da cidade, e as ruas e avenidas dão o seu início a partir desse marco. Portanto, dizemos que a numeração das ruas parte dele e cresce do centro para o bairro. O centro da cidade de São Paulo possui belíssimos monumentos e casarões, como o Teatro Municipal, os antigos cinemas, os bares que marcaram a história, e as ruas como Rua Quinze de Novembro, Rua 25 de Março, Rua Direita, Ladeira Porto Geral, Ladeira General Carneiro e todas contam as suas histórias e tradições.
Atualmente, o centro de São Paulo está abandonado pelos governantes, um descaso com a sociedade, a região central se tornou muito perigosa em razão dos ataques de moradores de ruas e marginais.
Outro lugar que retrata e resgata a história de um povo é o centro da cidade de Salvador, na Bahia, onde está localizado o bairro do Pelourinho.