Detalhes da Ilha de San Andrés
Por Victor Palandi
Para quem vai sair de férias e procura um lugar com muitas praias paradisíacas e muita agitação, vai adorar conhecer a ilha de San Andrés. Vamos saber mais sobre o lugar, sua cultura, suas tradições e sua história! Você quer vir com a gente?
Resumo:
Localização da ilha de San Andrés
A ilha de San Andrés pertence à Colômbia desde 1803, e é uma das ilhas do Caribe. Ela possui cerca de 70 mil habitantes, fica a 600 km da America do Sul e possui cerca de 33 km² de extensão. Ela é a ilha principal e possui ao seu redor, por volta de 70 km, a ilha Providencia e a ilha Santa Catalina. Elas são preservadas pela UNESCO como reserva ambiental. A ilha possui suas curiosidades como os casamentos realizados dentro e fora de água, além de sua forma parecer com um cavalo-marinho, e de suas belezas naturais como os recifes de corais.
Economia em San Andrés
A base da economia da ilha é feita pelo turismo, que a cada ano aumenta consideravelmente. Em 2011, a ilha recebeu em média 23.000 de turistas. Ela é a mais povoada do arquipélago, possui um centro comercial com várias lojas e um centro hoteleiro.
Geologia da ilha
Acredita-se que a formação da ilha de San Andrés deve-se a erupção de vulcões existentes na área que lançou pedras e rochas do fundo do mar para a superfície criando a maioria das ilhas existente. Ao seu redor, há um lindo recife de corais, além de diversas ilhotas e sem mencionar a fauna e a flora da região.
Clima da ilha
O clima da ilha é quente durante todo o ano, o que atrai bastante o turismo, pois mesmo no inverno as temperaturas são altas. Praticamente, existem apenas duas estações: o verão e o inverno. O vento é forte e as chuvas duram durante meses.
Problemas existentes na ilha
- Superpopulação;
- Esgotamento de poços de água e falta de água potável;
- Falta de novos empreendimentos;
- Reformulação da Constituição da Colômbia.
Informações gerais sobre a ilha
A moeda utilizada são pesos colombianos, que devem ser trocados somente no páis, portanto troque somente o que for utilizar. Com relação ao fuso horário possui diferença de duas horas a menos do horário de Brasília. O idioma é o espanho e o creolle – inglês crioulo. Quando for viajar lembre-se de tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem. Quanto ao visto não é necessário para brasileiros. Portanto, aproveite as dicas e boa viagem!