Ponto próximo – ponto remoto
Por Redação
Ponto próximo – ponto remoto
Uma imagem se torna nítida para a retina com os músculos ciliares relaxados, quando o objeto está afastado, pois a distância focal do cristalino será máxima e a mesma distância existente entre a retina e o cristalino, portanto essa situação é considerada a de menor esforço visual.
Quanto mais próximo do olho estiver o objeto, menor será a distância focal, por causa de uma compressão do cristalino que se torna cada vez maior, portanto podemos concluir que o esforço visual se torna cada vez mais intenso.
Com isso irá existir uma posição do objeto, onde os músculos ciliares irão realizar uma grande compressão sobre o cristalino, correspondendo assim a um máximo esforço visual e uma mínima distância focal.
Como já vimos à distância focal não pode diminuir, portanto se aproximarmos o objeto dos olhos, a imagem não se formará na retina, logo ela não será nítida.
O Ponto Próximo é o ponto mais próximo da vista, porém a imagem ainda não se torna nítida, onde sua distância ao olho é denominada distância mínima de visão distinta.
O Ponto Remoto é o ponto mais afastado, onde se pode ver com nitidez o ponto que está no infinito, sua distância ao olho é denominada distância máxima de visão distinta.