François Marie Arouet, conhecido como Voltaire, se tornou um dos nomes mais importantes da filosofia, e, consequentemente, um tema bastante cobrado dos estudantes em provas como o Enem e também nos vestibulares das principais instituições de ensino do país. Voltaire se tornou destaque entre os iluministas, ao lado de outros nomes importantes do movimento, como Rousseau e Montesquieu.
Dentre as principais ideias do filósofo, o grande destaque ficava para toda a defesa que ele fazia da ciência e da racionalidade como forma de progresso da humanidade de uma forma geral. Além disso, outro valor que sempre foi muito importante nas obras do filósofo é a liberdade de expressão, que devia sempre ser defendida de uma forma bastante ferrenha.
Voltaire foi apelidado entre seus colegas de polemista e satírico, pois expunha suas opiniões e críticas às instituições e aos dogmas religiosos. As obras do filósofo sempre estiveram cheias de questões sociais e também de políticas e filosofia. Com isso, seus textos acabaram se tornando uma base importante para um dos movimentos mais importantes da Europa, a Revolução Francesa, do ano de 1789, e também na América, com a Independência dos Estados Unidos.
Outros pontos importantes que eram encontrados nas obras de Voltaire eram os seguintes:
- Críticas às imposições e abundantes gastos clericais;
- Defesa do uso da racionalidade e da educação com base racional e científica, não religiosa;
- Afastamento das ideias e práticas medievais;
- Críticas aos governos democráticos;
- Crítica às oligarquias;
- Defesa de uma Monarquia esclarecida;
- Defesa à existência de um Deus, mas que não intervém mais no Universo.