Voltaire: Confira as principais ideias do filósofo
Francês se tornou um dos nomes mais importantes dentre os filósofos iluministas.
Por Rodrigo Duarte
François Marie Arouet, conhecido como Voltaire, se tornou um dos nomes mais importantes da filosofia, e, consequentemente, um tema bastante cobrado dos estudantes em provas como o Enem e também nos vestibulares das principais instituições de ensino do país. Voltaire se tornou destaque entre os iluministas, ao lado de outros nomes importantes do movimento, como Rousseau e Montesquieu.
Dentre as principais ideias do filósofo, o grande destaque ficava para toda a defesa que ele fazia da ciência e da racionalidade como forma de progresso da humanidade de uma forma geral. Além disso, outro valor que sempre foi muito importante nas obras do filósofo é a liberdade de expressão, que devia sempre ser defendida de uma forma bastante ferrenha.
Voltaire foi apelidado entre seus colegas de polemista e satírico, pois expunha suas opiniões e críticas às instituições e aos dogmas religiosos. As obras do filósofo sempre estiveram cheias de questões sociais e também de políticas e filosofia. Com isso, seus textos acabaram se tornando uma base importante para um dos movimentos mais importantes da Europa, a Revolução Francesa, do ano de 1789, e também na América, com a Independência dos Estados Unidos.
Outros pontos importantes que eram encontrados nas obras de Voltaire eram os seguintes:
- Críticas às imposições e abundantes gastos clericais;
- Defesa do uso da racionalidade e da educação com base racional e científica, não religiosa;
- Afastamento das ideias e práticas medievais;
- Críticas aos governos democráticos;
- Crítica às oligarquias;
- Defesa de uma Monarquia esclarecida;
- Defesa à existência de um Deus, mas que não intervém mais no Universo.