Tipos de Misturas
Por Redação
Mistura Eutética:
A temperatura mantém-se constante durante a fusão, e a composição não muda. Ex.:ligas metálicas como: bronze (cobre e estanho), latão (cobre e zinco).
Substâncias e Misturas
Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico (átomos de mesmo número atômico) forma duas ou mais substâncias simples diferentes.
Análise imediata
Comumente, na natureza, encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal com outras que constituem a sua impureza. Os processos de purificação das substâncias são os de separação dos componentes das misturas. São chamados análise imediata (conjunto de processos de separação dos componentes das misturas), e variam conforme o tipo de mistura:
Misturas homogêneas (processos com mudanças físicas):
a) Destilação simples (sólido + líquido) – Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, sofrendo vaporização e, a seguir, condensação, separando-se do sólido.
b) Destilação fracionada (líquido + líquido) – Por aquecimento, os líquidos vaporizam-se e a seguir condensam-se separadamente, à medida que vão sendo atingidos os seus pontos de ebulição.
c) Liquefação fracionada (gás + gás) – Por resfriamento da mistura, os gases liquefazem-se separadamente à medida que vão sendo atingidos os seus pontos de ebulição.
d) Aquecimento simples (gás + líquido) – Por aquecimento abaixo do ponto de ebulição do líquido, o gás dissolvido é expulso.
Misturas heterogêneas (processos mecânicos de separação):
a) Catação – Processo usado em misturas sólido-sólido quando um dos componentes apresenta aspecto ou tamanho diferente.
b) Ventilação – Processo usado em misturas sólido-sólido quando a diferença de densidades dos constituintes é muito grande. Nesse caso, utiliza-se o vento para arrastar o componente de menor densidade.
c) Levigação – É o processo usado em misturas sólido-sólido quando é possível arrastar, com o auxílio de um de um líquido, as partículas de um dos constituintes.
d) Dissolução fracionada – É o processo usado em misturas sólido-sólido quando a diferença de solubilidades é muito grande. Adiciona-se um líquido que dissolve um dos constituintes. Isso faz que um dos sólidos se dissolva e o outro se deposite no fundo ou sobrenade no líquido.