5. Materiais homogêneos e heterogêneos
Introdução
Para podermos definir a aparência de um material, devemos determinar todos os detalhes possíveis de se perceber, porém isso irá depender da forma que o material irá ser observado, pois se olharmos uma parede feita de tijolos de longe, iremos perceber que ela é uniforme, já se olharmos essa parede de perto ela não será uniforme, pois de longe ela dará a impressão de uma parede feita de um material avermelhado, ou seja, não será possível observar os detalhes, já de perto sim, os detalhes são notáveis, por isso que ela deixa de ser uniforme.
Os materiais são divididos em dois grupos, vejamos:
Material homogêneo
Todo material que apresenta um aspecto uniforme quando é observado através de um ultramicroscópio, é considerado um material homogêneo.
Material heterogêneo
Todo material que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão, quando observado por um ultramicroscópio, é considerado um material heterogêneo.
Fase
São fragmentos de materiais homogêneos que fazem parte de um mesmo material heterogêneo.
Notas:
– Normalmente quando um material é heterogêneo ele é composto por várias composições que fazem parte de suas fases, lembrando que independente da fase, as composições são as mesmas em todas elas.
-quando dois gases se juntam, eles irão se formar de maneira homogênea, ou seja, de maneira igual.
– Um sistema homogêneo monofásico é formado a partir de dois líquidos miscíveis, como por exemplo: água e acetona.
– Um sistema heterogêneo bifásico é formado a partir de dois líquidos não-miscíveis, como pro exemplo: água e óleo.
– Um sistema heterogêneo, também pode ser formado por dois sólidos.
– No caso de dois elementos sólidos é formado um sistema heterogêneo bifásico, como por exemplo: areia e sal. Porém existem também misturas sólidas homogêneas também denominadas de solução, como por exemplo: o ouro e o cobre, lembrando também que a mistura homogênea pode ser chamada de solução.