O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos animais, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.
Alimentos e nutrientes
Nutrição é o conjunto de reações pelas quais as substâncias dos alimentos são incorporadas e utilizadas no metabolismo de um organismo.
tipos de nutrição – autotrófica e heterotrófica.
Autotrófica (auto: próprio; trofos: alimento) – Típica de seres que produzem seu próprio alimento (vegetais através da fotossíntese).
Heterotrófica (hetero: diferente; trofos: alimento) – Própria de seres que se alimentam do que existe no meio ambiente (animais, fungos, protozoários…).
Os heterótrofos podem ser classificados em: herbívoros (alimentam-se de vegetais), carnívoros (alimentam-se de outros animais) ou onívoros (alimentam-se de animais e vegetais).
A dieta representa a variedade e a quantidade de alimentos que ingerimos. Uma boa dieta é necessária para que tenhamos energia a ser utilizada em nosso metabolismo. Esta energia vem dos nutrientes contidos nos alimentos que compõem a dieta. Os nutrientes podem ser classificados em: energéticos, plásticos, mistos e reguladores.
Energéticos – São aqueles que servem como fonte de energia. Exemplos: carboidratos (glicídios) e lipídios.
Plásticos – São aqueles utilizados na estrutura do organismo, na construção dos componentes celulares. Exemplo: proteínas.
Mistos – São aqueles que podem ter função variada. Exemplo: os lipídios agem como nutrientes plásticos e energéticos.
Reguladores – São nutrientes que agem no controle das funções vitais. Exemplo: vitaminas e sais minerais.
Observação importante: Não nos esqueçamos da água, que é indispensável à vida. Todas as reações vitais em nossas células ocorrem em meio aquoso.