Conhecido como São Gerardo Magela nasceu na cidade de Muro Lucano, que fica localizada no sul da Itália no dia 23 de abril de 1726. Devido a morte precoce de seu pai, a família começou a passar grandes dificuldades caindo em uma grande pobreza. A partir disto, para ajudar a sua família, ele começou a trabalhar em uma alfaiataria, em contrapartida, não era bem tratado por seu patrão, posteriormente, foi trabalhar para o bispo de Lacedônia e ficou por lá por três anos até a morte deste bispo.

dia-de-sao-geraldo

Em sua juventude, com apenas 19 anos ele montou sua própria alfaiataria. Este foi um negócio que deu muito certo, mas o que ele ganhava por sua vez era dado aos pobres. Ele guardava tudo o que era necessário para a sua mãe, e suas irmãs, e acabava dando o restante para os pobres ou ainda encomendando missas.

Desde muito cedo, se esforçou para entrar na Ordem dos Capuchinhos, em contrapartida, não foi aceito devido a sua saúde fragilizada. Ele então foi aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, ou ainda Redentoristas, lá acabou se tornando sacristão, alfaiate, jardineiro, porteiro e enfermeiro.

Conheça algumas curiosidades sobre São Geraldo

Foi no ano de 1754 que São Geraldo acabou sendo falsamente acusado de ter engravidado uma mulher, eis que o mesmo fez apenas uma oração e a mesma se arrependeu, além disto ela teria se retratado e inocentado Geraldo. Por este motivo ele é considerado pelo povo como um santo protetor das mulheres grávidas.

dia-de-sao-geraldo-2

São Geraldo ainda tinha a fama de ser vidente, e previu de forma exata a sua morte em 16 de outubro de 1755 quando foi consumido pela tuberculose. Foi canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo papa Pio X.

Em diversos países e doutrinas religiosas, o dia de São Geraldo de Magela é comemorado em 19 de setembro. Mas oficialmente a data é comemorada todo o dia 16 de outubro, principalmente pela comunidade cristã católica. A comunidade homenageia a figura do santo, este que é considerado como o padroeiro da gravidez, da maternidade, e de todos os que são acusados falsamente de algo.

São Geraldo também é o padroeiro dos alfaiates, das pessoas que são acusadas falsamente, grávidas, crianças, maternidades, irmãos leigos, entre outros.