11. Plano Marshall
Após a Segunda Guerra Mundial a Europa ficou destruída, sem ter condições de restaurar sua economia e solucionar problemas sociais.
Temendo a sua hegemonia nesta região, os Estados Unidos criou o Plano Marshall, um plano de apoio financeiro que ajudaria a economia européia e daria vazão escoamento às mercadorias americanas, evitando o surgimento de uma crise.
Entre os anos de 1948 e 1917 foram feitos empréstimos de 17 bilhões de dólares, sendo que a Inglaterra, a França, a Alemanha e a Itália foram os países que mais receberam auxílio, possibilitando a recuperação de aproximadamente 25% do ritmo industrial.
Graças ao Plano Marshall a integração econômica da Europa ficou mais simples, novas instituições foram criadas, dentre elas destaca-se a CEE (Comunidade Econômica Européia). Tanto que na década de 60, a Europa Ocidental já demonstrava uma evidente recuperação econômica.
O desemprego permaneceu como um dos principais problemas sociais, no entanto, com a expansão industrial notou-se uma redução nos índices de desemprego.