Não podemos esquecer os cuidados com a pele nesse verão! A nossa atenção deve ser redobrada, devido à exposição ao sol, calor e a incidência cada vez mais forte dos raios ultravioletas. Os raios ultravioletas são prejudiciais para os cabelos e a pele, podendo provocar o envelhecimento precoce, além de queimaduras e doenças de pele como o câncer.
É muito importante que você saiba quais os cuidados necessários, os produtos e fatores mais adequados para o seu tipo de pele. Vamos entender mais sobre os tipos de pele e os produtos adequados.
Resumo:
Tipos de pele
O brasileiro possui uma mistura de raças muito grande, por esse motivo temos vários tipos de pele e para cada um deles é necessário um tipo de produto e fator de proteção. Assim sendo, para cada tipo de pele existe uma apresentação de protetor solar mais adequada.
Pele mista e oleosa: esse tipo de pele garante o envelhecimento de forma mais tardia. Para a aplicação de produtos devem ser usados aqueles sem óle (oil free), gel alcoólico ou aquoso. Também existem produtos a base de água.
Peles sensíveis: para esse tipo de pele fica melhor a aplicação de produtos com o mínimo de substâncias químicas, sem perfumes, sem corantes, produtos 100% minerais. Esse tipo de pele por sua sensibilidade pode ter sérias irritações com a aplicação de produtos inadequados, podendo causar sérias feridas e até queimaduras na pele.
Peles secas: deve-se ter muito cuidado com esse tipo de pele, principalmente, com o envelhecimento. Esse tipo de pele é mais suscetível ao envelhecimento precoce; cuidados especiais devem ser tomados. Por esse motivo, recomenda-se o uso de cremes e loções mais pesadas, em que apresentem na fórmula substâncias oleosas e umectantes.
Qual o fator mínimo de proteção?
Você precisa saber qual o fator de proteção solar é ideal e específico para seu tipo de pele. Segundo os especialistas, quanto mais clara for a pele, mais cuidado com a exposição ao sol é preciso ter. Nesse caso, é recomendado um fator de proteção maior. Devemos entender que o FPS que consta nos rótulos indica quantas vezes o produto aumenta o tempo em que cada indivíduo possa ficar exposto ao sol sem sofrer queimaduras solar.
O fator mínimo de proteção indicado por especialistas é FPS 15, especialmente, nas áreas mais delicadas e sensíveis como o rosto, tronco e mãos.
Lembre-se que antes de usar qualquer produto o ideal é consultar um médico (dermatologista) para a indicação do produto adequado.