Por que axila produz mau cheiro?
Por Victor Palandi
Suar é um comportamento comum do corpo humano. Mas o odor excessivo, principalmente nas axilas, não. A bromidose incomoda muitos brasileiros e brasileiras, mas é possível se livrar do mau cheio.
Resumo:
Causas do odor na axila
São várias as causas para a ocorrência do cê-cê. O suor é o principal responsável pelo mau cheiro nas axilas. Isso porque essa região do corpo é formada por glândulas apócrinas e produz um suor mais denso do que o presente na pele do braço, por exemplo.
Daí surge o mau cheiro (popularmente não faltam nomes para descrevê-lo). Porém, a higiene pessoal tem interferência direta no odor da axila. Outras causas para o cê-cê são os seguintes:
- Obesidade
- Micose
- Ingestão excessiva de cebola e pimenta
- Excesso de suor
Maneiras de combater o mau cheiro das axilas
Assim como são diversa as causas para o cheiro ruim do “sovaco”, também são muitas as maneiras de combatê-lo. O tratamento, entretanto, precisa ser adequado a origem do problema.
Geralmente a boa higienização do local é capaz de sanar o problema. Ao tomar banho lave bem a axila com sabonete antibacteriano. Esfregue e enxágue bem, para eliminar as bactérias.
E não se esqueça de após o banho, usar desodorante anti-transpirante. Isso evitará o suor excessivo e combaterá o mau cheiro. É recomendável ainda aparar os pelos das axilas (se for homem) e raspar ou depilar (para as mulheres).
Dicas caseiras
Provavelmente na sua infância sua mãe já pediu para você lavar as axilas com limão. A acidez dessa fruta ajuda a eliminar as bactérias causadoras do cê-cê. Outra solução é usar bicarbonato de sódio. Vale a pena misturar o bicarbonato de sódio e limão e fazer uma pasta.
Cuidado com a alimentação
Conforme já foi dito nesse texto, a alimentação está diretamente relacionada ao mau cheiro das axilas. Por isso se você é obeso, precisa redobrar a atenção a essa região do corpo.
Caso tenha hábitos alimentares com a base de temperos como cebola e pimenta, é bom cortá-los do cardápio. Esse tipo de alimento interfere na produção do suor. Fique de olho no cardápio, pois o que você come afeta não apenas sua saúde.
Como tratar mau cheiro quando se tem hiperidrose
A hiperidrose é a doença do suor excessivo. Quem sofre desse problema bem sabe como é ruim transpirar. A ocorrência de mau cheiro nas axilas dessas pessoas é maior. Por isso é importante saber controlar o cê-cê.
Uma simples cirurgia é capaz de remover as glândulas sudoríparas. Em decorrência disso o suor será normal. O que fica mais fácil de controlar o mau cheiro. Caso sofra desse mau, procure um médico e inicie o tratamento.