Os termos mais usados em cardiologia e suas diferenças

Um dos profissionais de saúde mais procurados no Brasil e no mundo é o cardiologista. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), só no Brasil, mais de 300 mil pessoas morrem anualmente por causa de doenças cardiovasculares. Apesar de existirem fatores de genética, o mais comum é devido à má alimentação e ao sedentarismo. Comidas ricas em gorduras saturadas, sal, quantidades absurdas de comidas processadas, doces, tabagismo e bebidas alcoólicas.

A doença mais comum é a DOENÇA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS, que pode causar o ataque cardíaco. No Brasil, existem quatro que mais levam a mortes.

Dentro desses principais problemas, existem termos que não são do cotidiano popular e podem levar a confusão. Como doenças cardiovasculares são comuns, o conhecimento desses termos pode ser de grande ajuda na hora de explicar um sintoma para o médico.

Vocabulário

De acordo com o dicionário Médico Online:

Outros termos

Curiosidade: A leucemia aguda (câncer) é causada pela queda do número de plaquetas. Já a leucemia mieloide crônica é causada pelo aumento de plaquetas (que é mais rara).

O conhecimento desses termos é de suma importância para todos, pois com a frequência de problemas cardíacos, melhor ficar atento aos sintomas e sempre procurar um médico. Uma melhor sugestão é, cuide da sua saúde para que não haja a necessidade desses termos virarem rotina na sua vida e nem na vida daqueles que te amam. Corpo e mente trabalham juntos, então cuide de ambos!

Porém, qualquer sintoma estranho, não espere em casa, vá ao médico mais próximo, seja ele um clínico ou um especialista. Seu corpo agradece.

Pela Web

Sair da versão mobile