A hiperidrose é uma doença que afeta 176 milhões de pessoas, conforme pesquisas realizadas pela Sociedade Internacional de Hiperidrose (IHS). Não é uma doença grave, mas é constrangedora, causa incômodo, dores e até certo distanciamento social. Afinal, quem quer ficar perto de uma pessoa com suor excessivo? Você sabe o que é hiperidrose? Mas certamente, já reparou alguém com esse tipo de doença.
Resumo:
Detalhes da Hiperidrose
A hiperidrose é uma doença em que o portador sua aproximadamente quatro vezes mais que uma pessoa normal. O suor é excessivo em todo o corpo, mas algumas pessoas suam mais em determinadas regiões como nas axilas, cabeça e rosto.
Tipos de Hiperidrosa
Muitas pessoas se queixam de suor excessivo nas mãos e nos pés, outras pessoas com sudorese na região axilar, transpiração excessiva no rosto e na cabeça.
Causas da Hiperidrose
A hiperidrose está associada a outras várias doenças como o diabetes, hipertensão, obesidade, sintomas emocionais (ansiedade, depressão, estresse), distúrbios hormonais (tireoidopatias e menopausa) e até mesmo remédios para emagrecimento causam a sudorese. Seja qual for o sintoma um médico deve ser consultado para avaliar o grau da doença e indicar o melhor tratamento.
Tratamento da Hiperidrose
O melhor tratamento deve ser indicado por um médico. Pode-se combater o incômodo, nos casos mais leves, com pomadas e desodorantes específicos manipulados ou não, e o uso de medicamentos via oral também são indicados.
Para o tratamento de pessoas ansiosas o médico pode indicar um ansiolítico. Talvez ajude e melhore os sintomas.
A cirurgia para a retirada das glândulas sudoríparas não resolve o problema como um todo, pois é indicada para determinada área e não para as demais partes do corpo. Além do mais, a cirurgia é contraindicada para pacientes com diabetes descompensado ou problemas com coagulação de sangue.
Dicas
- Tente não se estressar por qualquer motivo, mantenha a calma;
- Prefira roupas arejadas e adequadas para a estação do ano, tecidos leves que ajudam na transpiração;
- Pratique atividades físicas, pois ajuda no combate da doença;
- Para quem sua bastante nos pés um escalda-pés é uma ótima opção,
- Não fume! O cigarro agrava o problema; se puder fique bem longe dele;
- Controle sua ansiedade;
- Evite alguns alimentos que ajudam a piorar a sudorese como pimenta, gengibre, chocolate, amendoim, comidas gordurosas, café, pimentão e álcool.
- Utilize ótimos produtos indicados pelo especialista e dermatologicamente testados.
- Prefira desodorante com creme hidratante na fórmula;
- Lave o local com sabonete neutro.
Espero que essas dicas possam ajudar você! Boa sorte!