Muitas doenças já foram descobertas, mas algumas ainda são pouco conhecidas pelas pessoas. E uma delas é o Chikungunya! Você já ouviu falar dessa doença? Sabe os sintomas e como tratar?
Se você nunca ouviu falar sobre ela, então neste texto você vai ficar sabendo de tudo sobre esta doença ainda pouco falada, mas que afeta parte da população.
Resumo:
A doença da Chikungunya
Esse nome grande e até esquisito quase não se parece com o nome de uma doença, não é mesmo? Mas, a Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV e muito parecida com a dengue, porque ela se manifesta através de uma picada do mosquito Aedes Aegypti.
As sintomas são praticamente os mesmos que os da dengue, por isso, quando as pessoas começam a senti-los geralmente tendem a confundir. Mas, é sempre necessário consultar um médico para saber a causa real.
Sintomas
São muitos sintomas que uma pessoa que foi picada por este mosquito pode sentir, grande parte deles são semelhantes a doença da dengue:
– Febre alta provocando inflamações e até mesmo vermelhidão na área local
– Mal-estar, causando enjoos e tonturas
– Cansaço
– Dores pelo corpo
– Dor de cabeça
– Apatia
Embora todos esses sintomas também aconteçam com pessoas que estão infectadas pela dengue, a grande diferença é que na doença de Chikungunya, o paciente sente uma dor de cabeça muito mais forte, causando até mesmo uma inflamação forte e aguda e também vermelhidão no local.
Curiosidade do nome da doença
A febre causada pela doença Chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez no ano de 1950, na Tanzânia. Com isso, a doença recebeu esse nome um tanto quanto complicado até de se falar, pois a palavra Chikungunya significa “aqueles que se dobram” e no dialeto Makonde da Tanzânia, este termo é usado para designar as pessoas que sofriam com o mal sobre alguma coisa.
Por isso, eles resolveram utilizar este nome para a doença. Muitas pessoas nunca se quer ouviram falar sobre ela, e por isso se você sentir ou conhecer alguém que esteja apresentando os sintomas da Chikungunya nunca faça a auto medicação e procure sempre um médico para verificar o que está acontecendo. Ela precisa ser tratada da forma correta para não ocorrer futuras complicações.