O que é alongamento?

Quem disse que alongar o corpo é coisa fácil? Não é mesmo! Você alcança seus pés com as pernas esticadas? Se a resposta for não, então você está precisando de um alongamento! Mas antes vamos entender melhor a necessidade que o nosso corpo possui!

Importância do alongamento

Você já reparou que quando passa muito tempo sentado durante o dia e não pratica nenhuma atividade física, começa a sentir dores na costa e na lombar?

O nosso corpo possui a necessidade de se alongar com a finalidade de esticar a musculatura e aumentar a flexibilidade. Um corpo alongado não sente dores e dificilmente produz algum movimento que cause alguma lesão mais grave. Para uma pessoa que pratica atividade física, se ficar parada por um mês já é possível perceber a perda da elasticidade e da capacidade muscular, assim como da flexibilidade. Imagine o que acontece com uma pessoa sedentária!

Entendemos então que alongar os músculos é muito mais do que uma atividade física, mas uma necessidade para a manutenção do nosso corpo e da nossa mente.

Devemos alongar o corpo antes e depois de qualquer atividade física, seja ela a caminhada, a natação, a corrida, a ioga, a musculação, a ginástica rítmica, o balé, enfim não importa a atividade: alongar é necessário.

Quem pode alongar?

Todas as pessoas podem alongar! Não existe uma idade correta, porém intensidade e formas diversas. A partir dos 40 anos, é fundamental que o corpo esteja sempre alongado, a fim de esticar a musculatura proporcionando maior elasticidade, evitando o rompimento de tendões. Já para os idosos, aconselhamos que os exercícios de alongamento sejam leves.

Cuidados ao alongar!

Quando alongamos, executamos o mecanismo de extensão e flexão dos músculos de formas distintas, portanto se sentir qualquer fisgada, pare o exercício imediatamente, evitando assim o rompimento dos tendões. Para alongar a musculatura do peitoral, é necessário que o ombro esteja inclinado para frente.

Benefícios do alongamento

Dicas

Pela Web

Sair da versão mobile