Uma pesquisa feita recentemente mostra que o grupo conhecido como millennials, jovens que nasceram entre os anos de 1980 e 1990, terão sérios problemas com sobrepeso e obesidade. Os dados apontam que eles serão mais obesos que seus pais antes mesmo de chegarem na meia idade, ponto no qual as pessoas costumam naturalmente ficarem mais pesadas.
A pesquisa foi realizada e publicada pela Cancer Research UK, que afirma que os problemas de obesidade realmente serão uma realidade, mesmo que esta seja uma geração que aparenta ter uma grande preocupação com a aparência.
“O problema é que a maioria das propostas de dietas e exercícios físicos é difícil de sustentar a longo prazo. Vemos experiências que dão certo, mas a maioria inicia e não vai longe. É só ver as academias e o fenômeno de verão. Isso não está associado a uma busca pela saúde, caso contrário não teria tanta sazonalidade”, avalia Hugo Ribeiro, médico pediatra, nutrólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia.
Mesmo que a pesquisa tenha sido realizada apenas com um público britânico, essa é uma realidade que tende a ser observada em outros países. No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou dados da pesquisa Vigitel, que mostrou que a população obesa passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Em Curitiba, mais da metade da população (54%) está com excesso de peso.