A insônia na gravidez é um grande problema que afeta muitas gestantes, causado por diversos motivos e acentuado no trimestre final da gestação, em alguns casos extremos causando grandes problemas para a futura criança e até mesmo problemas futuros para a mãe.
A insônia durante a gravidez tem diversos motivos, pode ser estresse, ansiedade, medo, motivos estes que não deixam a mulher ter uma boa noite de sono.
Mulheres mais agitadas e estressadas antes da gestação e que tenham níveis acentuados de ansiedade são as mais propensas a sofrer com insônia na gravidez, pois quando grávida devido a questões hormonais e psicológicas esses problemas vão se acentuando e fazendo com que o sono seja cada vez menos constante durante a gravidez, pois no primeiro trimestre a tendência é contrária a insônia, sendo justamente a de a mulher ter muito sono e sofrer com a insônia somente na parte final da gestação.
Resumo:
Causas de insônia na gestação
A gestante em sua etapa final de gestação é um “prato cheio” para a insônia, pois ela tem as características físicas muito alteradas de seu padrão, sofrendo de dor nas costas, tendo que ir ao banheiro constantemente, tendo variações de humor devido aos hormônios, tornando-se assim um pessoa um tanto diferente do que era.
Acentua-se a isso o fato da gestante poder estar nervosa e(ou) ansiosa com o parto, de ter medo, de ter um bebê que chute muito durante a noite e seja muito ativo.
Esses motivos vão fazer com que a mulher demore mais para “apagar” e fique se preocupando e se ocupando muito antes do sono.
Cura para a insônia na gravidez
A cura para a insônia na gravidez é contestável, pois muitos especialistas afirmam que ela não existe, porem táticas para combate-la, essas sim existem e muito.
A gestante deve estabelecer um padrão, formular uma rotina, ir dormir em horários semelhantes durante os dias, em um quarto confortável, agradável, climatizado, com travesseiros macios, somente se deitar quando realmente estiver com sono e não se alimentar pouco tempo antes de dormir.
Os alimentos deve ser triados durante a noite, alimentos que ajudam a chegada do sono devem ser bem vistos, como o arroz, banana e leite.
O quarto deve estar escuro, sem barulhos que possam irritar a pessoa antes de ir dormir, sendo que a mãe após o quarto ou quinto mês de gravidez não deve dormir de barriga para cima e deve evitar refeições próximas ao horário de dormir e nem pensar em tomar remédios para a insônia antes de consultar um especialista.
Para que o sono chegue podem ser escolhidas programações culturais, como a leitura de um livro (muito indicada para quem deseja dormir), um filme também pode trazer o sono ou até mesmo um episódio de algum seriado que a gestante gosta, tornando tudo isso grandes armas no combate da insônia na gravidez.
Nunca use nenhum tipo de medicamento natural ou industrial sem a consulta a um especialista, pois muitos casos de problemas sérios na gestação acontecem no automedicação na tentativa de se evitar a insônia.