Importância dos psicólogos para os atletas
Por Victor Palandi
Quando vemos os atletas marcando pontos ou festejando alguma vitória, mal sabemos o quão treinados eles foram – não somente fisicamente, mas também psicologicamente. Afinal, sempre tentamos imaginar os nossos ídolos treinando onde quer que seja para serem vencedores e conquistar o título que está em disputa, mas pouco pensamos que também é muito importante o processo psicológico para que eles brilhem em cena.
Nesse artigo, será mostrado qual é a importância dos psicólogos para os atletas – já que, principalmente nos esportes de competição, um dos objetivos principais é o rendimento. Então, como será que funciona o psicológico desses atletas? Você já parou para pensar nisso? Se não, aproveite a reflexão e a análise sobre o assunto. Confira tudo isso e muito mais agora mesmo.
Resumo:
Psicólogos e os atletas
Dia após dia os atletas e treinadores estão sempre buscando aperfeiçoar a metodologia do treino. Com isso, eles adicionam cargas, aprimoram técnicas e criam novas táticas de jogabilidade – tudo isso, claro, com o único objetivo de poder finalmente garantir a melhor performance possível nas competições mais importantes do mundo. É preciso um esforço essencial do atleta para conseguir chegar ao pico máximo de desempenho na sua competição mais importante – no caso dos atletas de elite, os eventos mais importantes e que requerem um esforço para lá de suado durante os treinamentos são os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e/ou os Campeonatos Mundiais.
Claro que são nesses torneios mais importantes que se enfrentam os melhores adversários – e, como consequência, é onde a competição se torna ainda mais exigente e difícil. Sendo assim, são neste tipos de certames que o atleta é colocado literalmente à prova. Para isso, treinar não somente o corpo é fundamental: o psicológico também é muito importante. Afinal, os atletas possuem uma carga imensa de cobrança para que eles deem o melhor de si durante os jogos – e, se eles não souberem lidar com as emoções, podem se dar muito mal.
A emoção, então, é o principal fator que os psicólogos resolvem com atletas do mundo todo. Eles contam os seus anseios, medos e vontades, e os psicólogos ajudam a lidar com todos os sentimentos – inclusive a ansiedade antes de qualquer partida que possa atrapalhar o rendimento de qualquer atleta em cena.
Veja abaixo quais são as questões mais tratadas durante as sessões de psicologia com os atletas:
- A capacidade de conseguir lidar e controlar a ansiedade antes dos jogos e dos eventos mais importantes;
- Ter mais confiança em si durante os jogos;
- Tenacidade mental / resiliência;
- Ter mais inteligência esportiva;
- Garantir a capacidade de focar e bloquear as distrações;
- Ajudar a aumentar as chances de competitividade;
- Ter ética e garantir o trabalho duro;
- Aumentar a capacidade de definir e conseguir atingir todas as metas;
- Ter capacidade do treinador;
- Conseguir altos níveis de esperança disposicional;
- Aumentar o otimismo;
- Ter um perfeccionismo adaptativo a cada jogo.