A importância das fibras alimentares na alimentação
Por Victor Palandi
As fibras possuem um papel fundamental em nosso organismo, principalmente, no aparelho digestivo. Elas são carboidratos formados da união de átomos de carbono e oxigênio que por reação química formam os polissacarídeos. Os principais polissacarídeos são determinados pelas suas estruturas, ou seja, pela sua composição. Alguns possuem a função energética e outros, a função de estrutura. As fibras alimentares servem para a boa regularização e funcionamento do aparelho digestivo.
Resumo:
Tipos de Fibras Alimentares
As fibras alimentares se dividem em fibras solúveis e insolúveis.
- As fibras solúveis se dissolvem na água e possuem a função de ajudar no metabolismo no trato gastrointestinal, principalmente para a proteção de doenças como o câncer colorretal, atuam também diminuindo a absorção de colesterol e glicose no organismo.
- As fibras insolúveis não se dissolvem com a água e atuam em nosso organismo aumentando a absorção de água ajudando no aumento do bolo fecal, assim conseguimos evacuar em maior quantidade e com maior regularidade.
Existem os polissacarídeos estruturais e os polissacarídeos energéticos. Mas para que servem? Vamos exemplificar alguns deles para melhor entendimento de como funcionam em nosso organismo.
Polissacarídeos Estruturais
- A celulose tem a função de formação da parede celular e possui em abundância na natureza. Encontramos nas cascas de frutas, na farinha de trigo, em farelos e em sementes. A celulose atua em nosso organismo aumentando o número de evacuações.
- A quitina é a responsável pela composição da parede celular de fundos e no exoesqueleto dos artrópodes.
Polissacarídeos energéticos
- O amido é responsável pela reserva e encontramos nas raízes, caules e folhas.
- O glicogênio é o carboidrato responsável pela reserva dos animais e dos fungos.
Além desses encontramos outros tipos de polissacarídeos. Vamos conhecê-los!
- Hemicelulose: são encontrados nos grãos de cereais, em farelo de trigo, na soja e no centeio.
- Pectina: são encontradas, principalmente, na casca das frutas como maçã, limão, laranjas, e também na casca da batata, em legumes e vegetais. No nosso organismo atua adiando o esvaziamento gástrico, aumentando a produção de ácidos biliares proporcionando menor fermentação.
- Gomas: são encontrados nos farelos e farinha de aveia e no farelo de cevada. Atuam em nosso organismo aumentando a capacidade hidrofílica, ou seja, melhoram a tolerância e absorção de água e de glicose.
- Mucilagens: são encontradas em sementes e algas.
- Lignina: são encontrados em grão integral, ervilha e aspargos.
Agora que você já sabe a importância das fibras pode incluí-las em sua dieta.